Data de divulgação: 16/1/2006

Aprovada Certificação Aparelhos por Gravidade
Na primeira grande notícia de 2006, o INMETRO aprovou o procedimento para certificação voluntária de aparelhos para melhoria da água por gravidade, representados principalmente por filtros de argila e jarras com elemento filtrante incorporado. A certificação tem por base a norma NBR 15176:2004, específica aos aparelhos por gravidade, e o IFBQ –Instituto Falcão Bauer da Qualidade - é o primeiro organismo homologado pelo INMETRO para atuar como gestor no processo de certificação dos produtos.

O procedimento contempla os requisitos mínimos exigidos nos ensaios obrigatórios, classificatórios e a emissão do respectivo selo de conformidade, o que deverá proporcionar um novo impulso para as vendas do setor, bem como a melhoria da qualidade dos produtos ofertados ao consumidor. Da mesma forma que os aparelhos por pressão, a certificação voluntária dos aparelhos por gravidade demonstra conformidade com as normas de qualidade e a legislação vigente no país, que determina que o cumprimento das normas pode ser exigido a qualquer momento pelo consumidor ou órgão público.

A ABRAFIPA teve papel destacado na elaboração da norma NBR 15176:2004, e a aprovação do processo de certificação voluntária para os aparelhos por gravidade é um complemento importante ao trabalho desenvolvido pela entidade em prol da regulamentação do setor. Maiores informações sobre a certificação podem ser obtidas diretamente na ABRAFIPA ou no Instituto Falcão Bauer da Qualidade – tel.: (11) 3611-1729.

SELO DE CONFORMIDADE

Composto por três blocos, o selo traz a inscrição Certificação Aparelhos para Melhoria da Água e os logotipos do INMETRO e do IFBQ.

No primeiro bloco estão o modelo, código, fabricante e marca do produto. No segundo, Ensaios Obrigatórios, apresenta os ensaios Controle de Nível Microbiológico; e Determinação de Extraíveis. O terceiro bloco, Ensaios Classificatórios, é precedido pela inscrição Verificação de Eficiência, reunindo os ensaios Retenção de Partículas; Redução de Cloro Livre; e Eficiência Bacteriológica, onde o consumidor terá informações específicas sobre as características do produto, terminando com a seguinte inscrição: "Os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 15176:2004".

ENSAIOS OBRIGATÓRIOS

Controle do Nível Microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando se encontra em repouso.

Determinação de Extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação.

ENSAIOS CLASSIFICATÓRIOS

Retenção de Partículas: verifica a eficiência do aparelho na remoção de partículas sólidas presentes na água, mensuradas em mícron. Classificação: níveis P-I (≥0,5 a <1); P-II (≥1 a <5); P-III (≥5 a <15); P-IV (≥15 a <30); P-V (≥30 a <50); e P-VI (≥50 a <80).

Redução de Cloro Livre: avalia a eficiência do aparelho na remoção do cloro livre adicionado à água, mensurado no final da vida útil do produto. Classificação: C-I (acima de 75%); C-II (74,9 a 50%); e C-III (49,9 a 25%).

Eficiência bacteriológica: determina a capacidade ou não do aparelho reter, reduzir ou eliminar o teor de contaminação por microorganismos, em pelo menos 100 vezes. Nessa categoria,os produtos em conformidade recebem a classificação Aprovado, sendo o espaço preenchido com um traço para os que não realizam a função.
Para ver o Índice de Notícias << clique aqui>>

 

 
Divulgação: Depto. Comunicação <<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.